III Mostra de Performance da Galeria Cañizares de 20 a 23 de maio de 2013 das 15 às 23h. Escola de Belas Artes - UFBA.
Os registros das Performances estão organizados por dia da semana, clique na barra acima.

Esse ano estão abertas inscrições para apresentações de performances no pátio da EBA (Piscinão Mi_Zera) 15 às 18h e na Galeria Canizares das 19 às 22:30, além de performances para vídeo e fotografia. Baixe a ficha de inscrição no link acima.

terça-feira, 9 de abril de 2013

Imagem e Identidade

Quem sou eu? Um ser sem cor? Sem credo? sem amor? Sem pátria? Mulher, homem, gay, lésbica, brasileiro, mestiço, branco, índio, nordestino, negro, católico, agnóstico, caótico, ateu, baiano, crente, macumbeiro? Punk? Emo? Clubber? Hipster? Artista? Performer? A minha imagem sou eu?


A crise de identidades potencializada pelo mundo contemporâneo, o campo complexo das artes e das artes contemporâneas e a necessidade de  convivermos cada vez mais com as diferenças e diversidades humanas, culturais, sociais, étnicas. 

Partindo dessa premissa, a III Mostra de performance: imagem e identidade dá continuidade à ideia de produzir um coletivo de arte de ação com temáticas atualizadas, que tragam questões relacionadas às inquietações pessoais e sociais “para desafiar as certezas”, as “operações de poder” e a “opressão na sociedade”. O corpo-imagem como “texto revolucionário” em estado de performance e o corpo-performance como contexto em estado de imagem. O que de fato se almeja é problematizar a ordem estética do corpo-imagem socialmente engajada aos próprios desejos, sentimentos e sentidos de raça, classe, gênero, cultura, religião, idade... ou mesmo àqueles alijados de controles e categorias pré-afirmadas.
Partindo do ponto de vista que, para pensar performance, imagem e identidade é preciso entender sua natureza, seus usos, questões e pressupostos, suas causas e consequências, suas articulações estéticas e não estéticas, a arte e a não-arte, a III Mostra propõe um espaço aberto a intervenções pautadas em pesquisas que discutam a performance como « comportamento restaurado » (Schechner). Assim sendo, como abordá-la em cada um dos domínios fundamentais das artes? São eles: « artistique (recherche-création et production), esthétique et théorique (nouveaux objets d’étude, nouveaux problèmes et nouvelles problématiques) et technologique (expérimentations techniques et développements de pratiques numériques) ». (Soulages)
Nesse sentido, podemos situar a III Mostra de Performance : imagem e identidade, como um encontro ampliado da arte, possível para pensar outros estados de identidades, identificações, comportamentos e condutas a partir intervenções de um corpo-político-social próprio, questionador, auto-definido, reflexivo e crítico.
Ricardo Biriba
Curador
Ação no "Piscinão MiZera 2012"


Ficha Técnica:
III Mostra de Performances. Galeria Cañizares. "Imagem e Identidade"
Curadoria: Ricardo Biriba.
Coordenação: Arthur Scovino e Rosa Bunchaft.
Fotografia: Gabriel Guerra
Diretora da Escola de Belas Artes: Nanci Novais.
Departamento de Expressão Gráfica em Tridimensional.
PPGAV - Programa de Pós Graduação em Artes Visuais.
UFBA - Universidade Federal da Bahia.
UNEB - Universidade Estadual da Bahia.


Serviço: III Mostra de Performances. "Imagem e Identidade".
Onde: Galeria Cañizares, 19. Escola de Belas Artes-UFBA. Rua Araújo Pinho, Canela. Salvador, Bahia, Brasil. Contatos: (71) 3240 2246 e (71) 8897 4610.
Quando: de 20 a 23 de maio de 2013, a partir das 15h.
Quanto: evento gratuito.
Realização: Galeria Cañizares, Escola de Belas Artes-UFBA. Curador: Ricardo Biriba.
Contato: (71) 3240 2246   (71) 8897 4610  

    Neste evento podem ocorrer cenas de nudez e violência.





Nenhum comentário:

Postar um comentário